Home** Notícias **DestaquesFeira do Livro de São Sepé terá três dias de programação com...

Feira do Livro de São Sepé terá três dias de programação com literatura, teatro, palestras e atividades culturais

A Feira do Livro de São Sepé será realizada no ginásio de esportes Nery Bueno Lopes, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, com realização da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho. Com o tema “Ler aproxima, conhecer transforma”, o evento terá como patrono Gilmar Motta Martins e contará com uma programação diversificada para incentivar a leitura, valorizar a produção literária e promover atividades culturais para diferentes públicos.

A programação inclui lançamentos de livros, palestras, apresentações teatrais, rodas de conversa, oficinas e atividades voltadas à comunidade escolar e ao público em geral.

Confira a programação por dia e horário:

➡️ Quinta-feira, 5 de novembro

– 9h: Abertura oficial, com execução de hinos pelos corais e pronunciamentos do presidente da Fundação, do prefeito e do patrono.
– 9h30: “Me conte uma história”, com a Fundação Afif.
– 10h: Apresentação do Grupo de Teatro Divina Cena, da Escola Municipal Maria José Valmarath, com a peça “A Cruz que Fundou uma Cidade”.
– 11h: Dica de Leitura.
– 14h: Lançamento do livro “O Servidor”, de Arthur Almansa, seguido de palestra.
– 14h30: Nova apresentação da peça “A Cruz que Fundou uma Cidade”, com o Grupo de Teatro Divina Cena.
– 15h30: Palestra e dinâmica em grupo “Eu tenho direitos, eu tenho voz! Estatuto da Criança e do Adolescente: conhecer para respeitar”, com Maria Alice Schmidt Tonetto, advogada e presidente da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.
– 16h30: Dica de Leitura.

➡️ Sexta-feira, 6 de novembro

– 9h: Fala do patrono, Gilmar Motta Martins.
– 9h30: “Me conte uma história”, com a Fundação Afif.
– 10h: Dica de Leitura.
– 10h30: Lançamento do livro “O Amor que liberta” e palestra com Denise Soares.
– 14h: Palestra com a adolescente Manoella Ariane, com o tema “Não importa quantas mudanças ou desafios surjam – com determinação cada um pode brilhar e realizar seus sonhos”.
– 14h30: Lançamento do livro “Cavaleira Prateada”, de Vitória Moura Richter.
– 15h: Palestra sobre o Instituto Caldeira e o projeto intersetorial Conectando Projetos de Vida, com Taciele Saccol.
– 15h30: Palestra e lançamento do livro “Arcos e Alba – O código oculto do tempo”, de Everaldo.
– 16h: Roda de conversa “A importância da Leitura em Época Digital”, com a Fundação Afif.
– 16h30: Oficina de dança da Casa da Cultura.

➡️ Sábado, 7 de novembro

– 9h: Fala do patrono.
– 9h15: Palestra e dinâmica em grupo “Eu tenho direitos, eu tenho voz! Estatuto da Criança e do Adolescente: conhecer para respeitar”, com Maria Alice Schmidt Tonetto.
– 9h45: Lançamento do livro “A cor que nos separa – A Origem”, de Daniel Tonetto.
– 10h15: Apresentação da Escola Municipal João Pessoa com a música dos 150 anos de São Sepé.
– 10h30: Apresentação teatral da Escola Municipal Eno Brum.
– 11h: Roda de conversa do Clube do Livro, com o tema “Entre mulheres e palavras”.
– 14h: Lançamento do livro “O Jardim da Madrugada e Outras Crônicas”, de Dirceo Stona.
– 14h30: Atividade “Brincando como Antigamente”.
– 15h30: Encerramento da Feira, com música ao vivo de Joceli Reis.

➡️ Atividades durante os três dias

Além da programação com horários definidos, a Feira do Livro contará com espaços e iniciativas disponíveis ao público durante os três dias do evento:

– Presença de livreiros;
– Espaço da Biblioteca Clara Gazen, com associação e empréstimo de livros;
– Exposição sobre os 150 anos de São Sepé, organizada por estudantes do 6º ano da Escola Municipal Rio Branco, com podcast;
– Espaço “Troca-Troca de Livros”;
– Varal de Poesias;
– Livrão para os visitantes registrarem seus desejos para 2027;
– Projeto intersetorial Conectando Projetos de Vida;
– Espaço da AFAPASS – Associação dos Familiares e Apoiadores das Pessoas com Autismo de São Sepé;
– Cooper – Ciep;
– Brique das Mercês e Raízes de Sepé;
– Comercialização de lanches e algodão-doce.

A Feira do Livro integra a agenda cultural de São Sepé e oferece à comunidade oportunidades de contato com a literatura, de troca de experiências e de participação em atividades educativas e artísticas. A iniciativa busca fortalecer o hábito da leitura e valorizar os autores, estudantes, instituições e agentes culturais do município.

Sugestão de leitura